Recruta RH

ARTIGOS


Carteira de Trabalho Digital

Recruta Recursos Humanos Eireli.
(47) 3055-0775
www.recrutarh.com.br

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.


Sabendo da obrigatoriedade da CTPS, voc? conhece ou já ouviu falar da CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL?

""

Visando modernizar o acesso ás informações o Ministério da Economia lançou a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web. Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/.


A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos.
O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.


E o que eu faço com a CTPS antiga?


Se você já tinha a CTPS em formato físico você deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos, é importante nesses casos conservar o documento original.


O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário,  etc.)  serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.


Alguns dos benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:
- Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
- Agilidade no acesso ás informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas e;
- Integração das bases de dados do Ministério da Economia.


Para você conferir todas as informações a respeito dessa nova modalidade de CTPS,
você pode acessar: https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/




Voltar a lista de Artigos e Eventos